Dor de Dente

dores de dente

As dores de dente possuem causas variadas e resultam em grande incômodo para o paciente. Ela atinge a todas as idades, independentemente do sexo, embora haja uma tendência para que populações de baixa renda tenham dores de dente devido a cáries.

Dentre as causas de dores de dentes, destacam-se a cárie, problemas na polpa do dente e na gengiva, sensibilidade a alimentos quentes ou frios, desgaste do esmalte, abscessos, etc.

Os tratamentos incluem medidas para aliviar a dor e o cirurgião-dentista normalmente pode receitar analgésicos, antiinflamatórios, antibióticos ou medidas cirúrgicas, dependendo do caso.

Manter uma boa higiene bucal evita problemas com cáries e inflamações, prevenindo muitas das causas de dores de dente.

Causas dores de dente

Há diversas causas relacionadas às dores de dentes, sendo que a mais comum é a presença de cáries, que, por sua vez, é causada pela má higiene bucal. Outras causas comuns incluem:

- Abscesso no dente

- Dor de ouvido

- Lesão no maxilar, boca ou gengiva

- Sinusite

- Sensibilidade a alimentos ou bebidas frios ou quentes;

- Bruxismo (ranger os dentes);

- Danificação de partes internas do dente (como polpa)

- Infecções como cáries, etc

- Dores no pescoço, cabeça, maxilar, etc

- Desgaste do esmalte, com exposição da dentina (corpo do dente)

- Inflamações na gengiva (gengivite)

- Outras doenças como herpes simples, gengivo estomatite herpética, etc. Além dessas causas, há outras que o cirurgião dentista pode avaliar e escolher o melhor tratamento.

Diagnóstico

O diagnóstico da dor de dente é feito pelo cirurgião-dentista que analisará o quadro clínico do paciente e verificará as causas da dor. Diversas técnicas podem ser utilizadas para auxiliar na descoberta da causa das dores como análise visual dos dentes e uso de raio-X para verificar a presença de cáries, fraturas no osso, etc.

Complicações

Em alguns casos, as dores de dentes podem esconder complicações que vão além de inflamações na polpa, cáries, lesões na gengiva, etc. As dores de dentes, nesses casos, são sempre os resultados de outras complicações, nunca a causa. Essas complicações podem ser decorrentes de outras doenças que o paciente tenha, ou até mesmo de tratamentos de quimio ou radioterapia. É sempre importante que o cirurgião-dentista faça uma análise ampla do quadro clínico do paciente. Fonte: http://www.criasaude.com.br/

N4732/doencas/dor-de-dente

LIGUE AGORA